Telefone: 11 4527-5700

Banco de Leite Humano de Jundiaí

O Banco de Leite Humano é um a serviço especializado vinculado ao Hospital Universitário. O BLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.

Foi inaugurado no dia 28 de junho de 1998 e desde então, tem atuado como um polo defensor do aleitamento materno e ajudando a milhares de crianças e mães no decorrer de duas décadas de existência.

A captação de doadoras tem ocorrido por meio de campanhas na mídia, parcerias com os hospitais da região para divulgação do serviço, visitas de apoio na maternidade do Hospital Universitário do município, eventos em parceria com a Secretaria de Saúde, serviços de disk-amamentação, além do atendimento realizado no próprio banco de leite (muitos deles culminam em doação de leite) e o popular “boca-a-boca”, que tem levado muitas mulheres a procurar o serviço.

Num breve balanço desses anos de funcionamento, o Banco de Leite Humano de Jundiaí acumulou em seu cadastro mais de 7300 doadoras de leite; mais 74.000 atendimentos (internos e externos); cerca de 20.000 litros de leite humano processados e mais de 19.000 litros distribuídos, sendo que cerca de 11.000 recém-nascidos receberam esse leite, todos eles, em sua maioria, prematuros de muito baixo peso.

Além do atendimento ao município de Jundiaí, o Banco de Leite também atende gestantes, puérperas, nutrizes e lactentes de outros 08 municípios: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Cabreúva e Itupeva.

Vê-se, portanto, a importância do Banco de Leite na nossa região, resultando em redução dos índices de morbimortalidade neonatal e infantil. Estima-se que ações relacionadas ao aleitamento materno possam reduzir em até 13% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos; também previne doenças tanto na criança como na fase adulta, reduzindo gastos com hospitalizações e tratamento destas doenças, trazendo economia para a gestão municipal. Enfim, os benefícios e vantagens da amamentação são para todos os envolvidos neste processo: criança, mulher, família e Estado.

Interessadas em doar leite humano ou com dificuldades na amamentação, têm à disposição do serviço de disque-amamentação, por meio do telefone 0800-178155.

O Banco de Leite Humano funciona na Rua Ragusa, 54, Jardim Messina, de segunda à sexta-feira das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 13h. Telefone: 4521-7244.

Banco de Leite
bancodeleite@hufmj.com.br

Facebook:
facebook.com/hospitaluniversitariojundiai/


Receba nossas novidades!

Seu E-mail está completamente SEGURO conosco.