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Projeto Gestão de Competências completa 5 anos no HU

O Hospital Universitário (HU) está comemorando cinco anos da implantação do projeto Gestão de Competências (GCPEC). O modelo aplicado na instituição vem desenvolvendo as habilidades profissionais dos colaboradores e mostrando o potencial e a capacidade de agir de cada um. O projeto teve início em 2015 com as lideranças e em 2018 foi ampliado para todos os funcionários do hospital.

Gestão de Pessoas por Competências é atualmente o melhor modelo e a melhor ferramenta de gestão existente não apenas na área da saúde, como também nas melhores empresas de mercado. Esse modelo estabelece critérios claros para construção dos Perfis dos Cargos por Competências. Não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos.

Dentro do GCPEC tem a avaliação de desempenho que é um processo que envolve autoavaliação, avaliação do Superior imediato e consenso entre líder e liderado com o objetivo de acompanhar o desempenho profissional do colaborador, além de elaborar em conjunto com a liderança, Planos de Ações para o desenvolvimento das competências necessárias ao cargo. A Avaliação de Desempenho ocorre uma vez por ano. 

De acordo com Asimar Cardoso, diretor administrativo financeiro do HU, o Hospital Universitário buscando ser coerente com seus princípios organizacionais (sustentabilidade, humanização, profissionalismo, transparência e participação), sempre buscou soluções para mitigar a “injustiça” nas relações cotidianas do trabalho. “Em um primeiro momento pensou-se que a descrição de cargos resolveria a questão. Contudo, a mera formalização burocrática de cada cargo não seria o bastante para um Hospital que almeja a excelência e ser reconhecido como um ótimo lugar para se trabalhar. Percebemos que precisaríamos de um projeto mais abrangente e audacioso. Algo que além de uma descrição de atividades e materialização das métricas de avaliação de desempenho profissional, envolvesse as pessoas na construção do conhecimento, ajudasse no desenvolvimento individual, aprimorasse a comunicação e aproximasse as pessoas. Neste momento o Hospital Universitário entendeu que investir na implantação do projeto “Gestão por Competência” nos permitiria dar este passo ousado e necessário. Durante o desenvolvimento do projeto, pelo entusiasmo das nossas lideranças, percebemos que nossas expectativas tornaram-se realidade, no qual houve uma construção participativa, fruto da opinião de TODOS. Agora temos a responsabilidade coletiva de dar continuidade e manter o sucesso da Gestão por Competências”, completa Asimar

Cíntia Natalino, supervisora de recursos humanos, enalteceu o empenho dos profissionais. “É com satisfação que nós do RH agradecemos imensamente o engajamento e o comprometimento de todos os gestores envolvidos neste projeto e percebemos que esta ferramenta é fundamental para o desenvolvimento das competências dos profissionais e crescimento da instituição. Deixamos aqui o nosso muito obrigado a todos os profissionais, afinal realizar a Gestão com base nas Competências não é apenas do RH, mas sim de Todos”, completou Cíntia.

Para o líder de segurança, José Alexandre da Silva Filho, Essa ferramenta é muito simples, mas muito útil no ambiente de trabalho. “Com esse sistema, podemos fazer uma autoanalise e saber como estamos desenvolvendo o nosso trabalho. Com essa ferramenta, temos um retorno dos superiores sobre o nosso desempenho e o que precisamos melhorar. Eu como líder, aplico a ferramenta em minha equipe e percebi a melhora no tempo certo de cada um”, explica Alexandre.

A enfermeira Priscila Galvão, participa do programa desde o início. “através das minhas avaliações, eu consegui identificar as minhas fragilidades e o que eu tenho que trabalhar no dia a dia. É um sistema muito justo que é aplicado no colaborador. Com esse sistema o profissional melhora e com isso ocorrem melhoras até na assistência”, fala Priscila.

Durante estes cinco anos, foram realizados cinco ciclos com lideres e dois com os colaboradores, totalizando 1724 planos de ações que foram abertos e 700 avaliações de desempenho realizadas.


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