Telefone: 11 4527-5700

Projeto “Uma vida, uma árvore!” presenteia todos os recém-nascidos

O Hospital Universitário, em uma ação visando a sustentabilidade e o nascimento de um bebê, está distribuindo uma muda de Ipê branco para todas as mães que tiverem alta. Esse projeto denominado “Uma vida, uma árvore!” começou nesta segunda-feira, dia 9, e tem parceria com a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) da prefeitura de Jundiaí.

A espécie nativa é colocada em um display instalado junto à porta da saída da internação, e são entregues aos pais na hora da alta pela equipe de enfermagem e irá beneficiar cerca de 300 famílias por mês.

O projeto tem efeito multiplicador e envolve um momento particularmente sensível e feliz pelo nascimento de uma nova vida. O principal objetivo é que as mudas doadas sejam plantadas para simbolizar o nascimento, e que ao longo de seu crescimento possa agregar valores que contemplem a vida e a preservação do meio ambiente.

A primeira mãe a receber a muda foi Jéssica Novaes, mãe de Lorena Santos, e disse que já tem lugar para plantar e que a filha mais velha vai adorar fazer o plantio. Outra mãe que ficou bastante interessada pelo projeto, Tanielle da Silva Marques, mãe da Maria Clara, comentou que vai plantar o Ipê para crescer junto com a sua filha. Lucimara Ribeiro, mãe de Antonella, recebeu a planta e saiu da instituição com o lugar certo para colocar a árvore, em seu quintal.

O hospital sempre tratou a sustentabilidade com muita responsabilidade, tanto que recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2017, concedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o projeto “Viabilidade econômica da substituição de lâmpadas fluorescentes para tecnologia LED em hospital de atendimento materno infantil”.

O projeto teve como objetivo gerir de forma eficiente a energia elétrica, reduzindo consumo, gastos e, principalmente, causando menor impacto ao meio ambiente. O hospital tinha em sua estrutura 1.965 lâmpadas fluorescentes de baixa eficiência que foram substituídas por lâmpadas tubulares em LED, resultando em com economia mensal média mensal de R$ 6.691,86 (seis mil, seiscentos e noventa e um reais e oitenta e seis centavos) – anos 2017 à 2019.

Além da redução de energia, o hospital trabalha na redução de água através da substituição de  torneiras de abertura manual por torneiras de fechamento automático, lembrando que esse projeto é de sustentabilidade com foco exclusivo ambiental, haja vista que o Hospital Universitário é isento de pagamento com tarifas de água e esgoto.
Para este ano, além do projeto “Uma vida, uma árvore”, a instituição irá cultivar uma horta sem aditivos químicos em lugares estratégicos para atendimento dos funcionários, pacientes e acompanhantes. Serão cultivadas: alface, couve manteiga, cheiro verde, cebolinha e repolho.

A Sustentabilidade ganha um enorme foco no HU, causando grandes debates a respeito de sua importância, e planejamentos complexos, para que junto com ela, venham também o desenvolvimento e a melhoria da instituição como um todo. 


 


Receba nossas novidades!

Seu E-mail está completamente SEGURO conosco.