O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma. Embora seja uma doença comum e com grandes chances de cura se diagnosticada no início, por medo, preconceito ou até mesmo desconhecimento, muitos homens deixam de fazer o acompanhamento anual com o urologista. A campanha Novembro Azul foi criada com o intuito de quebrar os mitos que rondam este assunto e alertar sobre a importância dos exames preventivos. E para reforçar a campanha, o Hospital Universitário de Jundiaí realizou durante toda esta semana ações para seus colaboradores.
A semana no HU começou com um painel confeccionado pela Comissão de Eventos e Humanização onde os profissionais puderam tirar fotos e brincar com as figuras que remetiam a mensagem da campanha. Durante os dias foram entregues bombons fornecidos pela D' Viez Chocolates Finos e álcool em gel com um laço azul da empresa de adestramento de cães, Abana o Rabo.
Na quinta-feira uma palestra sobre câncer de próstata foi administrada pelo prof. Dr. Anuar Mitre, na Faculdade de Medicina de Jundiai e contou com a participação do HU e FMJ. A semana encerrou nesta sexta com exames oferecidos pelo laboratório RF Analises Laboratoriais, parceira do HU e que realiza todos os exames da instituição.
Segundo o urologista, prof. Dr. Anuar, antes o diagnóstico era tardio e hoje com os programas de prevenção, o cenário mudou muito e podemos diagnosticar precocemente e salvar muita gente.
Com oito anos de HU no setor de manutenção, Silvério Barbosa de Oliveira, 51 anos, achou a semana muito importante. “A palestra mostrou o quanto precisamos abrir a mente para o assunto. As ações foram muito bem pensadas e finalizar com o exame, isso demonstra o quanto a instituição está preocupada com seu colaborador”, finalizou ele.
Dados apontam que as mortes de homens causadas pela doença cresceram 7,65% na faixa etária entre 50 e 60 anos, no país todo.
Seu E-mail está completamente SEGURO conosco.