Muitas gestantes se perguntam como será o trabalho de parto, algumas sabem imediatamente quando está chegando a hora, outras podem confundir o estágio inicial do processo como sendo gases, azia, dor lombar ou indigestão. É difícil responder todas as perguntas, já que cada parto é diferente. Entretanto, conhecer os sinais de trabalho de parto, vai dar alguma pista de que está quase na hora de conhecer seu bebê!
Existem cinco situações para as pacientes procurarem o hospital como explica o ginecologista do Hospital Universitário de Jundiaí, Francisco Pedro Filho:
1° parada ou diminuição das movimentações do feto, principalmente, após as grandes refeições.
2° perda de líquido por via vaginal, um líquido claro com cheiro de água de lavadeira (cândida).
3° perda de sangue por via vaginal.
4° contrações (barriga dura + cólicas) rítmicas, com frequência de 2 a 3 em 10 minutos.
5° dor de cabeça de forte intensidade sem melhora com analgésicos, acompanhadas de alterações visuais e epigastralgia (dor tipo queimação no estomago)
Não esqueça, o diagnóstico de trabalho de parto é difícil. Se estiver em dúvidas vá ao hospital para que um obstetra possa avaliar e dizer o que está acontecendo. Principalmente se você tem menos de 37 semanas, pois eventualmente você pode estar em trabalho de parto prematuro.
Na eventualidade de um trabalho de parto prematuro é interessante chegar o quanto antes ao hospital para que o médico possa tomar alguma conduta no sentido de inibir as contrações ou fazer uma medicação para amadurecer mais precocemente os pulmões do bebê.
De acordo com o Dr. Francisco, não tem um tempo determinado para durar um parto. “Quando a paciente está em franco trabalho de parto o colo do útero dilata aproximadamente um cm por hora. São necessários 10 cm para o parto”, reforça ele.
Dr. Francisco recomenda que a gestante preste bastante atenção nos cinco sinais, se alimente bem e faça repouso.
Para as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo, é preciso retirar todos os acessórios para a hora do parto, pois pode ocorrer alguma intercorrência e ser necessário à utilização do bisturi elétrico. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.
Seu E-mail está completamente SEGURO conosco.