Telefone: 11 4527-5700

Agosto Dourado: Hospital Universitário de Jundiaí realiza ações para fortalecer o aleitamento materno

A SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno. Ela é celebrada de 1 a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, e começou em 1992 com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Este ano no Hospital Universitário de Jundiaí, a campanha será desenvolvida na instituição durante o mês inteiro de agosto.

Com o tema: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, o objetivo é chamar a atenção para a mulher que está amamentando e precisa ter a proteção do aleitamento em todos os âmbitos, seja em casa, com a família e, até mesmo, os vizinhos; no trabalho, amparada pelas leis.

Pensando nisso, várias atividades serão desenvolvidas no HU, entre elas com acompanhantes das puérperas para chamar a atenção para a responsabilidade que deve ser compartilhada.

Confira as atividades do Agosto Dourado do Hospital Universitário:

Dia 02 e 03/08 – Realização de dinâmica com todos os profissionais da instituição reforçando a importância do apoio ao aleitamento materno.

Dia 03/08 – Oficina com os pediatras da Rede com o tema: “Manejo do Aleitamento Materno” com a participação do Banco de Leite Humano das 8h às 13h.

Dia 04/08 - Participação da Dra. Márcia Borges Machado, pediatra e diretora clínica do HU em uma Live na TVTEC dentro das atividades da Semana do Bebê de Jundiaí com o tema: “Amamentação e Proteção Contra Doenças e Amamentação e Imunização Contra o COVID-19”, às 9h30.

Dia 07/08 – Roda de conversa entre as profissionais do BLH e a fonoaudióloga Cátia Aparecida Henrique Pereira da cidade de Itatiba com o tema: “Manejo com o Bebê Mordedor” das 9h às 11h.

Dia 13/08 – Seminário do Comitê Ampliado com a palestra: Benefícios da SMAM e participação da coordenadora do BLH, Marcela Bionti falando sobre a “Importância do Aleitamento Materno Exclusivo” e a pediatra do HU, Dra. Stela Maria Tavolieri de Oliveira falando sobre a “Amamentação: Bases Científicas de Impacto” das 9h às 14h.

Dias 16, 17 e 18/08 - Atividades com as receptoras. As mães dos recém-nascidos que recebem a doação do leite humano na UTI Neonatal irão enviar cartinhas de agradecimento para as doadoras.

Dias 19 e 20/08- Entrega das cartinhas para as doadoras do Banco de leite Humano com uma lembrança.

Dia 24 e 27/08 - Atividades com os acompanhantes para fortalecer o apoio a puérpera durante a amamentação.

O HU é um Hospital Amigo da Criança (IHAC). Esse título é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento e que cumprem os critérios do Cuidado Amigo da Mulher, da NBCAL e o direito ao acesso, permanência e participação da mãe, do pai ou responsável nas unidades que prestam cuidados aos bebês graves e potencialmente graves. Todo trabalho valorizando o aleitamento materno dentro da instituição tem o apoio dos neonatologistas, obstetras, pediatras, fonoaudióloga, enfermagem e todos os profissionais assistenciais.
 


Receba nossas novidades!

Seu E-mail está completamente SEGURO conosco.